Após 18 dias na UTI, morre Nego Chico, ex-prefeito de Pombal

A comunidade política da região de Pombal ficou de luto neste domingo (15), com a morte do ex-prefeito de Pombal, Francisco Queiroga Sobrinho, conhecido por Nego Chico, de 78 anos, que faleceu em um hospital de João Pessoa, onde estava internado na UTI desde o dia 27 de setembro, com problemas cardíacos e renais. Ele chegou a ser intubado, em virtude do grave quadro de saúde.

TRAJETÓRIA:

Nego Chico entrou para a política pombalense apadrinhado pelo ex-prefeito e ex-deputado Levi Olímpio Ferreira. Na eleição de 1982, quando Levi foi eleito prefeito, ele foi o vereador mais votado, recebendo 1.102 votos, pelo PMDB.

No pleito seguinte, em 1988, foi o escolhido por Levi para sucedê-lo, pois naquela época não era permitida reeleição. Ele sagrou-se vitorioso, tendo como vice o professor Martinho Queiroga Salgado, numa disputa que teve quatro candidatos: ele obteve 10.210 votos, contra 4.807 de Ivan Olímpio (PL); 1.942 votos de Atêncio Bezerra Wanderley (PSDB), e 260 de Francisco Ferreira de Oliveira (PT).

Durante o exercício do mandato, ele rompeu com Levi, que havia sido eleito deputado estadual na eleição de 1990, e na eleição de 1992, a candidata do grupo que comandava a gestão municipal foi Azenete Olímpio que venceu a disputa derrotando Geraldinho Arnaud.

Nego Chico ainda tentou voltar a ocupar cargo eletivo na eleição de 1996, quando disputou uma vaga de vereador, já no antigo PFL (hoje União Brasil), mas ficou na 1ª suplência do partido, ao obter 446 votos.

Depois, mudou-se para a zona rural de São Domingos onde ainda ocupou cargos na administração do vizinho município.

Ele deixa viúva Maria Auxiliadora, conhecida por Dora.

Seu corpo será velado no sítio Águas Belas, zona rural de São Domingos, onde morava, e o enterro será às 16 horas desta segunda-feira (16), no cemitério do sítio Ramada, zona rural de São Francisco, onde estão sepultados outros membros da família.

Blog do Naldo Silva