Primeira-dama do Estado visita comunidade quilombola de Pombal e discute ações para estimular produção artesanal

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, esteve na manhã desta quarta-feira (18) no Quilombo Os Rufinos, na zona rural de Pombal, numa série de visitas que ela está fazendo às comunidades quilombolas, cuja produção artesanal será homenageada no 37° Salão do Artesanato, que será realizado no mês de janeiro, na orla marítima de João Pessoa, em parceria com o Sebrae.

Discutir os detalhes da homenagem, conhecer in loco o trabalho dessas comunidades, ouvir suas reivindicações para implementação de políticas públicas que melhorem as condições de trabalho e de vida são alguns dos objetivos dessas visitas técnicas.

Para Ana Maria Lins, as visitas técnicas são fundamentais para que as ações do Governo do Estado em prol das comunidades quilombolas possam ir além da homenagem no 37° Salão do Artesanato Paraibano. “É um momento de ver como as comunidades quilombolas fazem a sua produção artesanal e o que precisam para continuarem com o estímulo necessário à preservação de uma cultura tão importante na história da Paraíba. Todas essas reivindicações, além de serem ouvidas por auxiliares do Governo do Estado que acompanham essas visitas, também serão levadas por mim ao governador João Azevêdo”, afirmou.

A secretária do Desenvolvimento do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, ressaltou que a homenagem à produção quilombola da Paraíba vem ao encontro de uma série de políticas que já vêm sendo adotadas pela pasta para valorizar ainda mais essas comunidades.

“Vamos estruturar uma rota do turismo que nós temos na Paraíba graças à existência das comunidades quilombolas. Com isso, vamos criar as condições necessárias para que as famílias que vivem nessas comunidades — são 49 em todo o Estado — possam ter garantia de renda, de ocupação e, acima de tudo, tenham estímulos para continuar na preservação desses espaços”, adiantou.

A comunidade quilombola Os Rufinos, localizada na zona rural de Pombal, desenvolve um artesanato decorativo e utilitário — uma geração inteira que resistiu à passagem do tempo e preservou suas raízes, como o mestre José Nilson da Silva. “Eu sei do valor do artesanato que a gente produz. Mas uma homenagem dessa deixa esse sentimento nosso ainda mais forte. Todo o meu povo está muito feliz com essa homenagem e vamos representar bem todas as outras comunidades quilombolas da Paraíba”, comentou.

A visita da primeira-dama do Estado à comunidade quilombola Os Rufinos foi acompanhada, ainda, pela curadora do PAP, Janete Rodriguez; pela coordenadora de Capacitação do PAP, Iara Alencar; e por diversas lideranças da região. Em Pombal (Os Rufinos), artesãos e artesãs fazem cerâmica decorativa e utilitária, tudo com qualidade de exportação.

FONTE: Secom – PB

Fotos: Alberi Pontes