Escola “Amélia Maria da Luz” promove exposição da cultura quilombola de Pombal

A Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e EJA Amélia Maria da Luz realizou na última semana a I ExpoAfro: Feira de cultura africana voltada às comunidades quilombolas da cidade de Pombal. Hoje, a cidade conta com 03 comunidades de remanescentes quilombolas: “os Daniel”, “os Rufino” e “os Barbosa”.

A feira contou com a presença das escolas da rede estadual pertencentes à 13ª Gerência de Educação, das escolas das cidades de São Bentinho e Cajazeirinhas, além de outras instituições como o CEMAR, o HRP, o Rotary Club de Pombal. As comunidades quilombolas também se fizeram presentes.

Os grupos de capoeira, de ciranda, de dança afro e de recital de poesias abriram o evento. Sendo sequenciado, por uma magnífica exposição das áreas de Linguagens, Humanas e Exatas, mostrando a historicidade, ancestralidade, artesanato, religiosidade, releitura dos contos de fadas, tecnologias e cuidados orgânicos.

O gestor escolar, Márcio Bezerra, enfatizou a importância da Exposição para o crescimento da comunidade escolar:

“A nossa escola vem, a cada dia, traçando estratégias para fortalecer o currículo escolar, de matriz quilombola, dos nossos estudantes, visando também alcançar todas as pessoas que queiram se matricular ou matricular seus filhos. O sentimento é de gratidão, na certeza que mais ações como essa, virão pela frente”.

O coordenador pedagógico, Everaldo Ismael, também comentou sobre o evento.

“Gratidão por estarmos proporcionando às pessoas à nossa volta, conhecerem a história dos povos quilombolas da nossa cidade. Todas as ações desenvolvidas pelos estudantes e professores visaram homenagear e fortalecer ainda mais os laços entre as referidas comunidades e a nossa escola”.

Blog do Naldo Silva – Com Assessoria da Escola