Advogado pombalense conclui Doutorado e chora ao lembrar que passou fome

A emoção tomou conta e as lágrimas não puderam ser controladas pelo Advogado e Professor pombalense Allison Haley dos Santos, ao concluir a apresentação da tese de Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no último dia 15 de fevereiro. Na solenidade, ele chorou ao agradecer à mãe, e relembrar que havia passado fome na infância e que sempre estudou em escola pública.

O Blog do Naldo Silva teve acesso exclusivo às imagens do momento, onde Allison recebeu a confirmação de sua aprovação pelos Professores que integravam a banca julgadora. O trabalho abordou o tema “A construção da agenda governamental local de políticas públicas de saúde: atores e interações nos municípios do Médio-Piranhas no Estado da Paraíba (2019-2021)”.

De origem humilde, Allison, 38 anos, é o irmão mais velho entre os dois filhos de “Dona Gracinha”, sua mãe, que era separada do marido. Apesar da dificuldade financeira enfrentada pela família, ele buscou nos estudos o meio de ter uma vida melhor.

Aos 17 anos, ainda cursando o ensino médio, já dava aulas de matemática em escolas estaduais de São Bentinho, São Domingos e Pombal, e depois foi contratado como Assistente Administrativo no Banco do Nordeste. Em 2004, foi aprovado em dois vestibulares: matemática, pela UFPB, e Direito, pela UFCG, em Sousa, dando preferência ao segundo.

Em 2010, concluiu a graduação passando a integrar o corpo da Procuradoria Jurídica da prefeitura de Pombal, à época em que a prefeita era Pollyana Dutra, e ainda assumiu o cargo de Secretário de Planejamento no ano seguinte.

Também atuou por vários anos como Advogado da rádio Liberdade FM, onde teve exitoso resultado em ações movidas contra a empresa de comunicação.

Foi aprovado no concurso de Professor na instituição em que se formara, em 2012, lecionando disciplinas como Direito e Legislação Social, Direito Financeiro e Tributário II, Direito Penal Econômico, Direito Penal III, Direito Penal IV e Política da Previdência Social.

Entre 2016 e 2018, fez Mestrado em Ciências Humanas – Gestão Pública e Cooperação Internacional – pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e em 2019 foi aprovado na seleção de Doutorado.

Mesmo cursando a pós-gradução, foi chamado para ocupar o cargo de Gerente de Administração do Hospital Universitário Júlia Bandeira, em Cajazeiras, e depois nomeado para a mesma função no hospital Alcides Carneiro, em Campina Grande, onde permanece até hoje.

Quando foi aprovado na seleção de Doutorado, ele deu a seguinte declaração ao Blog: “Alguém como eu que sempre estudou em escolas e Universidades públicas, de família muito humilde, que superou várias dificuldades e chegar até aqui é emocionante. Que eu possa ser exemplo e fonte de inspiração para outros tantos jovens que querem vencer na vida, com a consciência de que é preciso trabalhar honestamente, estudar com muito esforço e dedicação e aí os sonhos vão se realizar”.

Blog do Naldo Silva