Por falta de recursos, Campus da UFCG de Pombal pode demitir 22 servidores

Uma reunião com as presenças de diretores dos seis campi – fora de sede – da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi realizada na manhã de quarta-feira (06), na unidade de Pombal, para discutir sobre o orçamento da instituição para o ano 2022, onde foi relatada a dificuldade que cada centro enfrenta por causa dos cortes nos valores repassados pelo governo federal, nos últimos anos.

O encontro (foto) reuniu os Professores Anielson  Souza (Pombal), José Justino (Cuité), Jardel Soares (Sousa), Débia Suênia (Cajazeiras), Wilson Wolflan (Patos) e Hugo Moraes (Sumé).

Em entrevista concedida à rádio Liberdade FM, o diretor do campus de Pombal, Anielson, relatou que a recomendação da reitoria é de cortar 25% da verba destinada para manutenção das unidades, o que provocaria de imediato a demissão de 22 prestadores de serviços terceirizados, abrangendo os setores administrativo, de manutenção, motoristas, portaria e restaurante universitário.

Anielson lamentou a situação, destacando que a medida provocará, além da perda de emprego de dezenas de profissionais no Estado, deficiência na prestação dos serviços acadêmicos. Ele revelou que uma medida que poderia amenizar o momento financeiro da UFCG seria a intermediação política para reivindicar que parlamentares paraibanos direcionem suas emendas para a instituição.

Os diretores voltarão a se reunir, desta vez com o reitor Antônio Fernandes Filho, na próxima quarta-feira, dia 13, para tentar encontrar uma solução para a situação.

Blog do Naldo Silva