Coligação de Verissinho tentou, por três vezes, trazer tropas federais para Pombal na última semana de campanha

A coligação “A diferença é o trabalho”, encabeçada pelo prefeito reeleito, Abmael Lacerda (Verissinho-MDB), tentou de forma reiterada trazer tropas federais para a reta final da campanha em Pombal, sob o argumento de que as polícias estaduais (Civil e Militar) não tinham condições de atuar na segurança do pleito do último domingo (15), mas o pedido foi negado duas vezes pelo juiz da 31ª zona e mantido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

O Blog do Naldo Silva teve acesso às decisões, que só foram publicadas nesta terça-feira (17). Na primeira solicitação, o juiz José Emanuel da Silva e Sousa orientou a coligação no sentido de registrar “as ocorrências de crimes de que tenha conhecimento, para que as forças policiais pudessem tomar as devidas providências, e, na hipótese de haver algum cenário de impossibilidade de controle da situação, tomar as medidas cabíveis, inclusive, se for o caso, requisição de forças federais”.

Inconformada, a coligação ingressou com nova petição dirigida ao mesmo magistrado, reiterando o requerimento já negado. O juiz repetiu que “não foi juntado qualquer documento ou alegação nova”.

No terceiro pedido, o juiz local determinou a remessa dos documentos e os vídeos juntados para apreciação do TRE.

No Tribunal, o relator do caso foi o juiz José Ferreira Ramos Junior que, além de rebater as alegações da coligação quanto à real necessidade do reforço, destacou que não cabe a partidos, coligações ou candidatos fazerem tal solicitação, considerando que é de competência exclusiva do juiz da zona eleitoral.

“Isso posto, não conheço do pedido, uma vez que falece à parte requerente [coligação] a legitimidade necessária para a sua formulação”, escreveu o membro do Tribunal.

Blog do Naldo Silva

FOTO: Divulgação/Internet