Adutora que levará água do rio Piranhas para Riacho dos Cavalos está em fase final de execução

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), acelera o trabalho de conclusão do sistema adutor do município de Riacho dos Cavalos.

A obra, que está com 75% dos serviços executados, é realizada em parceria com o governo federal e vai garantir o abastecimento regular de água na cidade, beneficiando cerca de 9 mil habitantes. O investimento é de R$ 12,5 milhões e a previsão para conclusão é até o mês de setembro de 2023. De acordo com o secretário da Seirh, Deusdete Queiroga, esse é mais um município que, após a conclusão desta obra, terá garantida a segurança hídrica. “Esta é uma meta estabelecida pelo programa de governo, com investimentos significativos pela gestão na construção de grandes adutoras no Estado e esta vai resolver o problema de abastecimento de Riacho dos Cavalos, que sofre com a falta de água há mais de uma década”. A obra consiste na captação de água em trecho do Rio Piranhas, no município de Paulista, onde foi construída uma estação elevatória de água bruta (EE1) e inicia a rede de adução com 22km de extensão até o município de Riacho dos Cavalos.

Foram construídos também na sede do município beneficiado a Estação de Tratamento de Água (ETA) e o reservatório apoiado, com capacidade para 200 mil litros, além de um reservatório elevado, com capacidade para 250 mil litros. Está sendo realizado ainda, com 50 por cento dos serviços executados, a Rede de Distribuição de Água e Estação Elevatória de Água Tratada (EE2) e três Tanques de Amortização de Unidirecional (Taus) entre os dois municípios. Será iniciada, até o próximo mês de maio, a parte das ligações domiciliares, beneficiando três mil residências, complementando o abastecimento da cidade.

FONTE: Secom-PB
FOTOS: Clovis Porciuncula – Secom