Falta médico e até extintor de incêndio em PSF de Lagoa, revela auditoria do TCE

O relatório  da auditoria e fiscalização realizadas no mês de novembro em uma unidade de saúde de Lagoa mostra uma situação pior que a verificada em Pombal, Cajazeirinhas e São Bentinho, conforme resultado já divulgado (Confira aqui).

A inspeção aconteceu em 150 municípios, onde avaliou a qualidade dos serviços prestados à população e a utilização eficiente dos recursos públicos em 189 Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas nesses municípios, e emitiu diversos Alertas a todos eles.

O objetivo da fiscalização in loco foi para avaliar as condições físicas das unidades, disponibilidadede profissionais da saúde, controle de medicamentos, atendimento ao público e tratamento, e destinação de resíduos hospitalares.

Na região, a situação menos crítica foi verificada em Cajazeirinhas, que ficou com nota final 0,91, numa escala de 0 a 1. Depois ficou São Bentinho, com 0,82, e Pombal, com 0,73.

Lagoa obteve apenas 0,67, após diversos itens avaliados na UBS “Virgínia Maria de Jesus” (foto da capa) terem sido ‘reprovados’.

Além de não ter médico no local, os auditores do Tribunal de Contas constataram que faltava alvará da vigilância sanitária e até mesmo extintor de incêndio, além de falta de controle de medicamentos vencidos, entre outros (VEJA ABAIXO):

O Blog tentou contato com a prefeitura lagoense, através do número de telefone oficial, mas a ligação não foi atendida na manhã desta quinta-feira (08).

Blog do Naldo Silva