UFPB promove Congresso Nacional de Estudos sobre escritora Clarice Lispector

Organizado, técnica e afetivamente, pelo Grupo de Pesquisa LIGEPSI/UFPB (Literatura, Gênero e Psicanálise), o IV Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos (CONEL) promoverá, mais uma vez, de 11 a 15 de julho de 2022, via plataforma Google Meets, novos encontros para homenagear, merecidamente, uma das mulheres mais avassaladoras e feéricas de nossa literatura; aquela que, com copiosa sensibilidade e profundo manejo semântico, converte a energia criadora, alquimicamente feminina, em densas cartografias sobre a alma humana, cuja “anatomia” é dissecada a delicadas pinçadas, de tal modo a reverberar o desejado incompreendido, os vazios cheios de angústia e os corpos forjados em líquidos, vapores e mistérios.

Assombrados(as) por uma política maléfica e maledicente, doravante nossos corações suplicam palavras acolhedoras, leituras significativas, gestos empáticos, olhares piedosos, ou seja, um repertório de imagens e pensamentos hábeis em deixar marcas éticas em sujeitos (leitores e leitoras) múltiplos e distintos. E tal tesouro, um verdadeiro caldo cultural, encontramo-lo plasticamente diluído nas imensas plagas edificadas na obra lispectoriana.

Seja em epístolas, romances, contos, crônicas ou em gêneros pouco familiarizados com a “invenção” (entrevistas, colunas jornalísticas), a cosmologia, a mística e a racionalidade de Clarice Lispector nos enlaça, afetando-nos, desterritorializando-nos de nossas ilhas egóicas e, com efeito, conduzindo-nos a uma viagem interior que culmina, sempre, na alma do outro.

Logo, necessitamos de Clarice Lispector. Logo, nosso Evento reunirá ilustres pesquisadoras e pesquisadores, do Brasil e de recantos internacionais, para uma bela e festiva celebração, em que a voz lispectoriana é ovacionada, por sua feitiçaria estética, por sua natureza dissolvente, por seus efeitos mágicos e vaticinadores. Contamos, também, com um vasto leque de atividades, como simpósios temáticos, minicursos e mesas-redondas, tudo amorosamente planejado para acolher Clarice e sua obra, Clarice e seus estudiosos, Clarice e seus admiradores, e, por que não, Clarice e seus críticos ferrenhos e dissidentes. O que nos arrebata positivamente, cumpre dizer, é o diálogo.

Nosso empreendimento ganha suportes preciosos. Eis o caso do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO/UFPB), grandes parceiros na busca e na promoção do conhecimento.

Assessoria