Vereador de São Domingos denuncia omissão do DNIT, após morte de mulher na BR 230

O vereador José Bezerra de Sousa (Zequinha-FOTO), do município de São Domingos, usou a tribuna da Câmara, na sessão da última sexta-feira (29), para tecer duras críticas do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) – órgão do governo federal, responsável pela conservação das rodovias – após o acidente que provocou a morte de uma moradora da zona rural daquele município, no dia 27 de outubro, quando ela tentava atravessar a BR 230 e foi atingida por uma caminhonete que vinha no outro sentido.

No local, segundo José Bezerra, há um grande número de residências, mas não há nenhuma sinalização para redução de velocidade, e que outros acidentes já foram registrados no mesmo trecho, entre os KM’s 437/438.

Ele recordou que em março deste ano, o também vereador Claudemir Araújo (PL) encaminhou Requerimento ao DNIT (veja abaixo) cobrando que fosse feito um estudo para ser analisada a possibilidade de implantação de uma lombada eletrônica, justificando que no local “há muita travessia de pedestres e entrada e saída de veículos, sendo o setor perigoso onde já houve vários acidentes, inclusive com vítima fatal”.

Em resposta ao pleito do parlamentar, o Superintendente Regional do órgão, Marcus Vinícius Melo Neto, disse que “os equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade são instalados em locais definidos após a elaboração de estudos técnicos criteriosos, onde apontam maior criticidade”.

Justificou ainda a impossibilidade de atendimento à reivindicação, afirmando que o DNIT não dispõe mais dos equipamentos para instalação.

José Bezerra classificou os argumentos como “aberração” e que sequer os estudos foram feitos, conforme pedido.

“Essa é uma justificativa elaborada em gabinete”, criticou o vereador, acrescentando que podem ser feitas outras ações no local, citando como exemplos placas indicativas, faixas de pedestres e sinalizadores horizontais.

“Não tem cabimento uma comunidade com cerca de 800 pessoas continuar nessa situação, e por isso peço ao Senhor Marcus Vinícius que elabore o estudo necessário para evitar que outros acidentes aconteçam na localidade”, cobrou Bezerra (veja o vídeo abaixo).

O Blog entrou em contato com o DNIT para comentar sobre a fala do vereador e aguarda resposta, que será publicada caso haja resposta.

Blog do Naldo Silva