Professores de Pombal reclamam de “exclusão”, após prefeitura anunciar vacinação em pessoas sem doenças

Ao anunciar na noite desta sexta-feira (04) o novo público que será atendido com a vacinação contra a Covid-19, a prefeitura de Pombal recebeu diversas reclamações de profissionais da educação – principalmente dos níveis médio e superior – que acusam a gestão de “excluí-los” do cronograma de imunização.

Na própria página do Instagram da prefeitura e em mensagens encaminhadas à Redação do Blog do Naldo Silva, muitos deles questionaram os critérios adotados.

Conforme o comunicado divulgado, neste sábado (05) começarão a ser vacinadas pessoas acima de 57 anos que não tenham comorbidades. Nota Técnica recente do Ministério da Saúde orientou que esse público seja atendido “desde que garanta a vacinação dos demais grupos prioritários”, e foi este o ponto enfatizado por eles.

Em contato com o Blog, a Secretária municipal de Saúde, Rayanne Bandeira, informou que as vacinas que estão sendo destinadas para quem não tem doenças são as que sobraram dos grupos com comorbidades, que não foram se imunizar.

Continua após a publicidade

Ela disse que nessa situação é facultada à gestão a escolha de novos grupos mesmo sem ter concluído os demais, e que o atendimento ao pessoal da educação está acontecendo conforme o quantitativo de doses que estão sendo enviadas pelo ministério.

Porém, os servidores da educação dizem que essa sobra poderia ser usada para atender a categoria.

“Estamos atendendo a esse público obedecendo o repasse feito de vacinas que infelizmente não contemplam todos de uma só vez, mas sem deixar que outras pessoas, igualmente expostas à contaminação, possam se imunizar”, enfatizou a Secretária.

Blog do Naldo Silva