Verissinho terá mais tempo e abrirá guia eleitoral no rádio, a partir de sexta-feira

Em reunião virtual realizada na tarde desta terça-feira (06), a justiça eleitoral de Pombal realizou o sorteio e outras definições sobre a veiculação do guia eleitoral dos candidatos aos cargos eletivos do pleito deste ano, que começará a ser levado ao ar nesta sexta-feira (09), até o dia 12 de novembro.

A rádio Liberdade FM será a geradora do programa diário voltado apenas para prefeito – às 7h e 12h – com duração de 10 minutos, de segunda a sábado. Os candidatos a vereador terão suas propagandas veiculadas em forma de inserção, que podem ser de 30 ou 60 segundos, na programação normal das emissoras. Neste caso, fica a critério de cada rádio a distribuição das mídias, obedecidas as regras por bloco de audiência.

O candidato Verissinho (MDB) ficará com o maior tempo no horário gratuito (4 minutos e 30 segundos), seguido por Kevia Werto (PL), com 3 minutos e 26 segundos, e Feitosa (PSB), que terá 2 minutos e 3 segundos para expor suas propostas de governo.

O atual prefeito será o primeiro a ter a propaganda exibida. Na sequência, Feitosa e Kevia. Nos dias seguintes, será feito um rodízio na ordem de apresentação.

Os prefeitáveis também terão direito aos espaços fora do guia, destinado às inserções diárias, inclusive aos domingos. Verissinho terá, ao longo do período, 1.325 chamadas, contra 1.012 de Kevia, e 603 de Feitosa.

Na propaganda para vereadores, será o PP – que tem apenas dois candidatos – que terá mais tempo de publicidade, com 443 inserções nos 35 dias. O MDB ficou com 400 chamadas; PL, 389; PSB, 379, e PSDB, com 349 inserções.

O partido REDE, que lançou oito candidatos a vereador, não terá direito à divulgação por não ter atingido a cláusula de barreira na última eleição, que impõe que os partidos devem ter, no mínimo, 1,5% dos votos válidos para deputado federal, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas; ou tiverem elegido pelo menos nove deputados distribuídos em pelo menos um terço dos estados.

Blog do Naldo Silva