Em apenas 6 dias, casos de Covid-19 triplicam em Pombal

Assim como aconteceu em diversas localidades do Brasil, o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pombal registrou um salto em poucos dias, chegando ao total de 12 nesta segunda-feira (18).

Os primeiros casos de contaminação foram confirmados no dia 16 de abril – de um casal (confira aqui) – e o município ficou quase um mês para notificar mais dois, no dia 12 de maio, de um homem de 52 anos, com problemas cardíacos, que realizou teste rápido na rede privada, descobrindo, porém, que não está mais com a doença ativa, e de um rapaz de 34 anos que também fez exame particular (saiba mais).

No dia 14, outros dois testes positivos foram informados pela secretaria municipal de saúde: um homem de 38 anos que mora em João Pessoa há 4 anos, mas por ter o cartão do SUS registrado em Pombal a secretaria estadual o incluiu na estatística local, além de um mototaxista de 28 anos, residente nesta cidade, que continua internado no hospital regional com estado de saúde considerado grave (confira).

No sábado (16), o sétimo caso foi de uma mulher, 25 anos, que descobriu a doença após exame de teste rápido realizado pelo município, mesmo sem apresentar nenhum sintoma gripal (assintomática), porém tendo mantido contato direto com outra pessoa contaminada. Ela segue em domicílio monitorada pela atenção básica e vigilância epidemiológica.

Já nesta segunda-feira (18), cinco novos casos foram informados pelo município, sendo três mulheres – de 34, 38 e 93 anos – e dois homens, 38 e 43 anos, que descobriram a infecção após realização de testes rápidos.

Com exceção do homem de 43 anos (assintomático), os demais apresentam sintomas leves da Covid e seguem em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelas equipes de saúde.

No mesmo período – de 12 a 18 de maio – o número de casos investigados pulou de 105 para 132, enquanto os descartados, que eram 41 na última semana, agora são 77.

Blog do Naldo Silva