Secretaria municipal de Saúde confirma caso suspeito de coronavírus em Pombal, mas paciente já teria se curado

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde de Pombal informou mais detalhes sobre áudios que circularam durante o dia em grupos de redes sociais, comentando sobre uma possível confirmação de um rapaz infectado com o coronavírus (Covid-19) na cidade.

De acordo com a Secretaria, houve a notificação por parte de um laboratório particular local relatando ter realizado exames em duas pessoas (um casal, que terá a identidade preservada) que moram em João Pessoa, mas que estão em Pombal desde a última quinta-feira (09).

Ele teria obtido resultado “IgG positivo” (quando a pessoa entrou em contato com o vírus anteriormente e o corpo se curou e criou anticorpos) e ela testou “IgM negativo” (não apresenta infecção ativa para COVID-19).

No próprio áudio viralizado nos grupos, o rapaz explica o que aconteceu e diz que não apresenta mais os sintomas.

Ainda segundo o órgão municipal, a vigilância epidemiológica acionou a equipe da atenção básica para acompanhamento e investigação do caso e durante a visita dos profissionais à residência onde eles estão hospedados, foi relatado pelo casal que há 25 dias apresentaram sintomas gripais leves (dor de garganta, febre, calafrios, dor no corpo), e que um deles teve contato com pessoa suspeita de COVID-19 em João Pessoa.

“Tendo início dos sintomas gripais, permaneceram em isolamento social por 20 dias, seguindo todas as medidas e precauções preconizadas pelo Ministério da Saúde. E que há aproximadamente 15 dias, não apresentaram nenhum sintoma de gripe, considerando-se recuperados do quadro clínico”, diz a Secretaria.

Ainda foi noticiado que todas as informações foram repassadas para Secretaria de Saúde do Estado, para o setor de epidemiologia, onde os casos seguem para notificação e investigação pelo município de residência, através da secretaria Municipal de João Pessoa.

Blog do Naldo Silva