Pollyana pede que governo do Estado compre o leite de produtores do Sertão para evitar prejuízo durante a crise

A deputada estadual Pollyanna Dutra cobrou do governo do estado, por meio de um projeto de indicação, providências para auxílio aos produtores de leite do Sertão.

Conforme a parlamentar, os pequenos agricultores estão entre os mais penalizados nesse período de isolamento e é necessário um olhar diferenciado para a questão.

Dentre as medidas propostas por ela está a compra de parte do leite produzido dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como o governo já anunciou que fará com outros gêneros alimentícios, direcionando a produção para a rede de educação, penitenciária, hospitalar e demais abastecidas pelo governo do estado.

Pollyanna explicou que, com o fechamento das queijeiras nesse período de pandemia, os pequenos agricultores estão sem ter para onde escoar sua produção.

“Em decorrência da pandemia e dos efeitos econômicos causados pela quarentena, muitas queijeiras e pequenas indústrias leiteiras estão fechando as suas portas, seja por respeito ao isolamento, seja por não conseguir conciliar sua produção com a presente crise. Assim, os produtores rurais de leite, que antes tinham a quem repassar a sua produção, estão encontrando permanentes dificuldades no seu dia a dia dado que não sabem, ou não possuem, a quem vender o leite retirado dos seus animais, muitas vezes tendo que desperdiçar boa parte do que foi produzido”, relatou.

As cidades de Pombal e Sousa se caracterizam, hoje, como a maior bacia leiteira do estado da Paraíba. Para se ter uma ideia, somente em Pombal há uma produção média de aproximadamente 100 mil litros de leite por dia.

“Como se sabe, os animais não são máquinas, que podem ser simplesmente desligadas. A interrupção do processo produtivo pode causar grandes prejuízos a longo prazo, inclusive na própria reprodução dos animais. Dessa forma, cabe a nós, autoridades estatais, fomentar e incentivar a continuidade do processo produtivo neste momento de grande fragilidade econômica e social”, afirmou Dutra.

Propostas parlamentares

Dentre as medidas propostas pela parlamentar está a aquisição do leite por parte do governo pelo PAA, inserindo esta dentre as medidas anunciadas pelo governo do estado na semana passada para manutenção da economia do estado no período de calamidade.

A deputada ainda propôs, em seu projeto de indicação, a colocação de tanques de resfriamento em locais estratégicos para incentivar a busca do produto pelos grandes laticínios; a abertura de linhas de crédito para custear a produção nos próximos meses; a suspensão, nos próximos três meses, da Guia de Transporte Animal – GTA; e a desburocratização do processamento de emissão da declaração de aptidão do produtor – DAP, emitida pela Empaer.

FONTE: Assessoria