Morre, aos 93 anos, Eufrásio dos Santos, aposentado da antiga Cooperativa Mista de Pombal

Pombalenses iniciaram esta segunda-feira (02) lamentando a morte de um dos mais antigos trabalhadores da atividade algodoeira de Pombal: Eufrásio dos Santos, de 93 anos, morreu por volta das 4h30 da madrugada em um hospital de Cajazeiras, onde estava internado, já que estava morando naquela cidade, na casa de uma filha, após piorar seu estado de saúde.

De acordo com pesquisa feita pelo Radialista Clemildo Brunet, “Seu Eufrásio” nasceu em Taperoá – PB em 22 de agosto de 1926, tendo vindo morar em Pombal em 1955, exercendo a função de mecânico industrial na “Algodoeira Pereira Filho”, ocupando tal atividade durante 22 anos e quando esta veio a ser desativada, passou a trabalhar na Cooperativa Agrícola Mista de Pombal, chegando a presidir a mesma.

Teve destacada atuação em clubes de serviços locais, tendo sido fundador do Rotary Club, Pombal Ideal Club e Maringá Campestre Club, havendo exercido atividades Administrativas em todos.

Como Maçom, ingressou na Loja “Deus, Caridade e Justiça”, em 1.970, onde exerceu o cargo máximo de Venerável Mestre por três mandatos, além de ter sido Grão-Mestre-Adjunto do Grande Oriente da Paraíba, no quadriênio 1983/1987; Deputado Estadual da Poderosa Assembleia Maçônica e Suplente de Deputado Federal da Poderosa Assembleia Federal.

Ajudou a fundar várias outras lojas no Sertão da Paraíba.

Detentor do Grau 33 na Ordem Maçônica, era respeitado e admirado pelos seus Irmãos pela dedicação que tinha à instituição, sendo frequentador das reuniões, mesmo com a idade avançada.

Em 2018, nos 50 anos de fundação da loja “Deus, Caridade e Justiça”, Eufrásio foi homenageado.

Deixa viúva a senhora Gilka Santos e três filhos: Eufrásio Júnior, Romércia, Isabel Paulina e sete netos.

O velório aconteceu em sua residência, na rua João Carneiro, em frente ao Banco do Brasil, no centro de Pombal, e o sepultamento aconteceu na manhã desta terça-feira.

Blog do Naldo Silva