Estudante de Direito faz estudo para TCC e mostra abusos cometidos nas calçadas de Pombal

Quem trafega pelas ruas de Pombal sente a dificuldade de andar pelas calçadas, seja por serem construídas de forma irregular – com rampas e escadas -, seja por serem ocupadas com objetos de lojas, toldos e placas de publicidades, em áreas comerciais.

Os abusos praticados foram alvo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Direito do Campus de Sousa da UFCG, Janser Alves Tavares (foto ao lado), apresentado na última terça-feira (11).

Nesta sexta-feira (14), ele participou do jornal “Primeira Hora”, da Liberdade FM, onde abordou mais detalhes sobre o levantamento realizado no estudo.

Segundo Janser, a situação verificada mostra a falha do poder público na fiscalização, mas também revela a falta de consciência por parte da sociedade que comete os abusos.

Ele destacou flagrantes de calçadas sendo utilizadas por estabelecimentos comerciais impedindo a circulação de pedestres, principalmente de idosos e cadeirantes.

Ao citar situações específicas, Janser destacou o prédio da prefeitura municipal, onde as entradas são elevadas no térreo e para chegar ao andar superior não há rampa para cadeirantes e as escadas disponíveis são em mármore, com risco de deslizamento.

Ainda citou a delegacia de polícia civil, que também não possui acessibilidade, e até mesmo uma escola municipal – CAIC – que não possui calçada, forçando as pessoas a andarem pela rua para chegar ao local (veja nas fotos abaixo).

“Observei que Pombal é uma cidade repleta de obstáculos ao pedestre, o qual tem desde sua locomoção até sua saúde em risco”, afirmou.

O formando disse que espera que seu TCC sirva de base para fomentar uma discussão mais aprofundada na cidade, sobre a importância de garantir a mobilidade urbana como mecanismo de inclusão e garantia de direitos humanos.

Blog do Naldo Silva

Fotos extraídas do TCC de Janser