Conselheira tutelar de Pombal recebe prêmio de participação social do governo do Estado

O governador João Azevêdo entregou, na tarde de sexta-feira (29), o Prêmio Ceci Melo de Participação Social para mulheres que se destacam pela atuação em favor da sociedade.

A sétima edição do Prêmio Ceci Melo prestou homenagem a Eunice Carneiro de Sousa (Dona Nicinha), líder comunitária atuante no Movimento Nacional de Luta pela Moradia há mais de 20 anos.

O Prêmio homenageou ainda 14 mulheres conselheiras do Orçamento Democrático, 14 lideranças populares e a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia Lima.

A solenidade foi realizada no Centro de Formação de Educadores Professora, na Capital.

Entre as homenageadas, duas são da região de Pombal: a conselheira tutelar do município, Francineide Vitoriano dos Ramos, e conselheira do orçamento democrática de São Bentinho, Maria Luzia de Almeida Sousa.

Para o governador João Azevêdo, esta solenidade pode ser considerada o ponto alto do Mês da Mulher devido a grande importância e simbologia do Prêmio Ceci Melo.

“Esse Governo respeita a atuação, dedicação e o trabalho das mulheres. Parabenizo todas as homenageadas que vieram aqui celebrar a força das mulheres. Eu trabalhei durante muito tempo com habitação e nada traz mais prazer que entregar uma casa a uma família, porque ela representa o abrigo garantido para os cidadãos. Por isso, a luta de dona Nicinha por moradia é uma das mais importantes e ela merece todos os aplausos”, comentou.

O chefe do Executivo Estadual ainda garantiu que o estado da Paraíba vai “continuar implantando políticas públicas para as mulheres, buscando o respeito à diversidade e o respeito por comunidades que antes eram invisíveis para a sociedade como os indígenas e quilombolas. Vamos sempre caminhar em busca de uma sociedade melhor”.

NEIDE VITORIANO:

A pombalense contou ao Blog do Naldo Silva que morou em orfanato, aos seis anos, por falta de condições de seus pais criarem os filhos.

Ao sair do orfanato, com 12 anos, foi acolhida no antigo “Clube do Menor Trabalhador”, hoje CEMAR, criado pela professora Margarida Pereira da Silva.

Saiu do CEMAR quando atingiu a maior idade e se formou em História pela UFCG.

“Após minha formação acadêmica, retornei para o CEMAR, onde fui educadora social por quatro anos, dando oficinas de teatro e Complementação escolar, além dos temas transversais”, informou ela.

MARIA LUZIA:

A conselheira do ODE, Maria Luzia também demonstrou a satisfação em receber o Prêmio Ceci Melo como forma de reconhecimento pelo seu trabalho.

“Sou Conselheira do Orçamento Democrático da cidade de São Bentinho e procuro sempre ajudar e reivindicar as demandas que são mais importantes para nossa comunidade. Nunca tinha recebido um prêmio antes, isso me deixa muito grata”, disse.

RECONHECIMENTO:

“Temos muitas mulheres na vida pública e na vida cotidiana que lutam e representam uma trajetória de guerras e vitórias na sociedade. O prêmio tem o objetivo de valorizar e reconhecer a atuação das mulheres, neste mês especial em alusão ao Dia da Mulher”, pontuou a secretária da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares.

Conselheiras homenageadas:

1ª Região: Maria Ana dos Reis Santos (Conde); 2ª Região: Maria José Rufino Batista (Guarabira); 3ª Região: Vanda Elisabeth Balbino (Montadas); 4ª Região: Maria do Socorro Lira Silva (Cubati); 5ª Região: Hélia Cristina da Silva Alexandre (Monteiro); 6ª Região: Maria Liete Gonçalves Ferreira (Cacimba de Areia); 7ª Região: Maria Ivanilda da Silva (Pedra Branca); 8ª Região: Ana Claudia Saraiva Jales Maia (Belém do Brejo do Cruz); 9ª Região: Maria Auxiliadora Diniz de Abreu (Distrito de Divinópolis Cajazeiras); 10ª Região: Gorete Cesar da Silva (Sousa); 11ª Região: Ana Maria Da Silva Cardoso (São José de Princesa); 12ª Região: Perla Alves do Nascimento Santos (Juarez Távora); 13ª Região: Maria Luzia de Almeida Sousa (São Bentinho); 14ª Região: Nelimei Galdino (Baía da Traição).

Lideranças comunitárias homenageadas: 1ª Região: Lourdes Meira; 2ª Região: Silvana (Nana); 3ª Região: Ana Patrícia; 4ª Região: Damiana Patrícia; 5ª Região: Quitéria Mariano; 6ª Região: Maria Nilma; 7ª Região: Maria Desterro; 8ª Região: Luciana Quilombola; 9ª Região: Joyce Montinelly Oliveira; 10ª Região: Daniela Calin; 11ª Região: Irene Tavares; 12ª Região: Ângela de Cássia Cavalcanti; 13ª Região: Francineide Vitoriano dos Ramos; 14ª Região: Cida Potiguara.

A premiação– O Prêmio Ceci Melo foi criado em 2013 em homenagem a Cezariana Macena de Melo, militante feminista, dirigente partidária, ativista do movimento de mulheres, coordenadora do Centro Acorda Mulher, em Bayeux, e pedagoga na Casa Pequeno Davi, em João Pessoa. Ela foi uma das responsáveis pela implantação e consolidação do Orçamento Democrático na capital paraibana. O Prêmio integra a programação do Mês da Mulher.

Blog do Naldo Silva com Secom-PB 

Fotos: Redes Sociais de Neide Vitoriano