Major, ex-comandante da PM de Pombal, é promovido ao posto de Tenente-Coronel após decisão judicial

Na semana em que completará 24 anos de militar, o ex-comandante da PM em Pombal, major Lima Filho (foto), pode comemorar mais uma conquista em sua vida, dentro da corporação: sua promoção para a penúltima patente na polícia militar, de tenente-coronel.

O Blog do Naldo Silva apurou que a juíza Isabella Joseanne Assunção Lopes, da comarca de Teixeira, concedeu na última sexta-feira (08) liminar em favor do Oficial determinando que o comandante-geral da PM da Paraíba, Euller Chaves, proceda o ato de promoção ao referido militar.

Lima Filho, ao ingressar com a ação judicial, alegou que em razão de erros administrativos em suas últimas promoções acabou sendo prejudicado, pois já teria tempo de serviço suficiente para ascender à patente.

Destaca que sua promoção de tenente para capitão, que deveria ter sido efetivada em 2006, só saiu em 2009, no entanto foi feita com outro erro de data, o que só foi retificado em maio de 2018.

Três meses depois, o então governador Ricardo Coutinho o promoveu novamente para o posto de major.

Para a magistrada, “percebe-se que o suplicante [Lima Filho] sofreu e continua sofrendo um grande prejuízo causado pela administração pública, em não havendo tais erros, o mesmo já teria interstício para ascender na sua carreira profissional, sendo apto para concorrer ao posto de Tenente Coronel desde o ano de 2010”.

Ao conceder a liminar, ela destaca que o caso é de urgência, devendo-se concluir pela opção mais favorável ao autor do pedido, “pois deixar para analisar o mérito em momento posterior, certamente levará tempo suficiente para que os danos se tornem irreversíveis e irremediáveis, levando-se em consideração que o suplicante já possui todos os requisitos exigidos para a promoção à graduação de tenente coronel”.

Isabella Joseanne deu prazo de 72 horas – após notificação – para que sua decisão seja cumprida, sob pena de ensejar crime de desobediência.

Com 48 anos, Lima Filho ingressou na PM em 14/02/1995, formado pela Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás e declarado aspirante a oficial no ano de 1997.

No final da década de 1990, foi designado para comandar o então Pelotão de Pombal, que era instalado na antiga Estação Ferroviária.

Foi ele quem articulou um espaço melhor para a corporação da cidade, transferindo a sede para o local onde ainda hoje permanece.

Em 2002, voltou a ocupar a função em Pombal. Também foi subcomandante dos batalhões de Catolé do Rocha, Itaporanga e Patos. Ainda passou pelo comando das companhias de São Bento, Pìancó e Teixeira, até ser designado em 2018 para assumir o subcomando do 14º BPM em Sousa, onde permanece.

Blog do Naldo Silva