Prefeitura de Lagoa é acusada de se apropriar de dinheiro de sindicato e Promotor manda polícia investigar

Uma denúncia formulada no início deste ano pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Lagoa (SINDSEL) no Ministério Público em Pombal terá novos desdobramentos após a gestão não se manifestar sobre o caso, apesar de ter sido notificada, e o Promotor de Justiça Leidimar Bezerra determinar que a polícia civil apure o suposto crime.

Trata-se da acusação de apropriação indevida por parte da prefeitura local da contribuição sindical descontada nos salários dos sindicalizados, mas que não estaria sendo repassada para a conta da entidade representativa.

No relato feito pela presidente do SINDSEL, ao Blog do Naldo Silva teve acesso, é denunciado que a gestão já reteve mais de R$ 12 mil nos últimos cinco anos, sendo que o maior volume foi em 2017, onde R$ 6.450 não teriam sido destinados, sob a gestão do então prefeito Toinho Alípio, que renunciou ao cargo, assumindo seu vice, Gilberto Toletino, que chegou a repassar o valor descontado este ano, mas o restante não foi depositado.

“O representante da atual Gestão do Município de Lagoa foi notificado para, querendo, prestar esclarecimentos sobre os fatos narrados pela noticiante, todavia, permaneceu inerte após o decurso do prazo ofertado e que, pelo menos em tese, as condutas noticiadas na representação do SINDSEL constituem figuras típicas reprováveis criminalmente pelo ordenamento jurídico pátrio”, diz o Promotor em seu despacho.

Leidimar concedeu prazo de 15 dias para o delegado instaure inquérito policial, caso já não o tenha feito, para apurar autoria e materialidade dos fatos delituosos noticiados pelo sindicato.

Blog do Naldo Silva