O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, assinou um termo para doação de mobiliário e computadores à Academia de Letras de Pombal (ALP), contribuindo assim para a valorização cultural e intelectual no Sertão paraibano.
O Termo de Doação nº 87/2025 contempla equipamentos como cadeiras, armários, estantes, mesas, monitores e computadores, que serão incorporados às atividades da Academia.
Ao formalizar a doação, o presidente do TJPB destacou a relevância da instituição para a comunidade local. “Ficamos felizes em colaborar. Que esses bens possam servir aos propósitos da Academia”, afirmou.
Também participou do ato o desembargador Onaldo Queiroga, que integrou a composição originária da ALP, fundada em 1997 por sua mãe, a professora Onélia Queiroga. Ele ressaltou que a Academia passa por um processo de reestruturação, que envolve a substituição de móveis e equipamentos.
“É uma instituição sem fins lucrativos, que faz um trabalho muito importante em Pombal na área da cultura e da educação. A nova presidente solicitou formalmente os itens ao Tribunal, que, por meio da sensibilidade do presidente, autorizou a doação da mobília e dos computadores obsoletos”, explicou Onaldo.
A presidente da Academia, Ione Severo, lembrou que a entidade está prestes a completar 30 anos e que os equipamentos chegam em momento oportuno para fortalecer as ações previstas para 2026.
“Essa doação é crucial para ampliarmos nossos serviços culturais e avançarmos nas atividades da Academia, beneficiando a cidade, a região, as escolas e os estudantes, que poderão usufruir plenamente de nossos espaços. Agradecemos imensamente ao TJPB”, declarou.
FONTE: Gabriela Parente – Ascom TJPB
Fotos: Ednaldo Araújo

