O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na sexta-feira (23), a avaliação anual dos cursos e das instituições de ensino superior no país.
De acordo com o IGC 2019 (Índice Geral de Cursos), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) obteve o segundo melhor conceito: 4 (IGC contínuo 3,33), de um máximo de 5.
O índice é formado pelo desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia da estrutura da universidade, titulação do corpo docente, entre outros indicadores, e pelos conceitos dos programas de pós-graduação de cada instituição. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos em faixas de 1 a 5.
Dos 22 cursos da UFCG avaliados no Enade 2019, destaque para Enfermagem do Campus Campina Grande, que obteve conceito máximo (5). Outros onze alcançaram nota 4: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Medicina (Campina Grande), Enfermagem e Medicina (Cajazeiras), Enfermagem e Farmácia (Cuité), Engenharia Civil (Pombal) e Odontologia (Patos).
Engenharia Mecânica e Engenharia Química (Campina Grande), Engenharia Florestal e Medicina Veterinária (Patos), Agronomia e Engenharia Ambiental (Pombal), Nutrição (Cuité) e Engenharia de Produção (Sumé), com conceitos 3, e Engenharia de Alimentos (Campina Grande e Pombal), com nota 2, completam a lista dos cursos que tiveram seus estudantes concluintes avaliados no Enade 2019.
“O índice mostra que estamos percorrendo o caminho correto. Porém, melhorias são necessárias e estão sendo estudadas nesta nova gestão para que, juntos a todos os setores competentes e envolvidos, a UFCG e seus cursos avancem nos indicadores de qualidade e, assim, a instituição esteja, de fato, em seu lugar de excelência”, comentou o Procurador Educacional Institucional da UFCG, Anselmo Ribeiro.
Foram calculados os índices de 2.070 instituições (públicas e privadas) em todo o país, sendo considerados os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados de 4.679 programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019.
O IGC é parâmetro para a distribuição de orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e serve como referencial nos processos de supervisão e regulação da educação superior, além de orientar a autoavaliação das instituições de ensino, bem como o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
FONTE: Ascom/UFCG