O prefeito de Pombal, Abmael Lacerda (Verissinho), sancionou nesta quinta-feira (14) a lei de número 1.927 de autoria do vereador Josevaldo Feitosa (foto), aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal na última terça-feira (12), alterando outra norma local que trata dos feriados no município.
O objetivo foi mudar a data do feriado civil de aniversário de Pombal, que antes era comemorado no dia 21 de julho e agora passa para o dia 27 do mesmo mês.
A sugestão da mudança foi dada pelo jornal “Primeira Hora”, da Liberdade FM, no mês de fevereiro, acatada de imediato pelo parlamentar.
O objetivo é enfatizar a data de fundação do município (a primeira do Sertão da Paraíba), que aconteceu no dia 27 de julho de 1.698 (322 anos em 2020). Até então, o feriado destacava a elevação à categoria de cidade, no dia 21 de julho de 1.862 (158 anos).
Pombal ainda celebra outra data histórica, que é o 4 de maio – de 1.772 – quando o então Povoado foi elevado à Vila, ganhando o Poder Legislativo.
Para Josevaldo Feitosa, destacar a data de fundação dá um referencial maior à nossa cidade, assim como acontece com as mais antigas cidades brasileiras, a exemplo de Salvador e São Paulo, que celebram as datas de descobrimento, quando o Brasil ainda era Colônia de Portugal.
Além do dia de aniversário, Pombal tem outros quatro feriados municipais, sendo todos religiosos: 31 de maio (padroeira local); 24 de junho (São João); 29 de junho (São Pedro) e sexta-feira da Paixão.
Blog do Naldo Silva