A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou duas apreensões de veículos, sendo um com queixa de roubo e o outro com sinais identificadores adulterados, em ações distintas realizadas em Pombal nos dias de festividades de aniversário da cidade na última semana.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 20h45, da quinta-feira (24), no km 404 da BR-230, já no início da zona urbana da cidade. Durante abordagem de rotina, os agentes da PRF pararam um Toyota/Corolla de cor preta.
Ao realizarem a fiscalização, constataram sinais evidentes de adulteração nos identificadores do automóvel. O condutor, um homem de 32 anos, residente em Pombal, informou que havia adquirido o veículo pelo valor de R$ 48 mil de um cunhado de um amigo, valor este bem abaixo do preço de mercado.
Após consultas nos sistemas policiais, os agentes identificaram que o veículo original havia sido roubado em agosto de 2020, em Piracicaba (SP). Diante da constatação, a ocorrência foi registrada como adulteração de sinal identificador de veículo automotor, e o condutor foi encaminhado, junto com o veículo, à Delegacia de Polícia Civil de Pombal.
A segunda apreensão aconteceu poucos quilômetros adiante, no km 406 da mesma rodovia, quando policiais abordaram uma motocicleta Honda Biz sem placa (foto abaixo), conduzida por um adolescente de 16 anos.
O menor não portava qualquer documento de identificação, tampouco usava capacete no momento da abordagem. Ao realizarem a inspeção do veículo, os policiais também constataram adulterações nos sinais identificadores da moto.
Momentos depois, uma mulher de 26 anos, irmã do adolescente, compareceu ao local e alegou ser a proprietária da moto, informando que havia adquirido o veículo há cerca de dois anos por R$ 2 mil, por meio de um anúncio em uma rede social.
A moto teria sido entregue por um vendedor desconhecido na cidade de Cajazeirinhas, que afirmou se tratar de um veículo de leilão. A suposta nota de leilão apresentada era apenas uma cópia, que não foi confirmada como autêntica.
Diante da situação, a mulher foi detida pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e por permitir que uma pessoa não habilitada e menor de idade conduzisse o veículo. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de Pombal para os procedimentos legais cabíveis.
As ocorrências reforçam o alerta das autoridades sobre os riscos da compra de veículos por valores abaixo do mercado, especialmente sem a devida verificação da procedência e da documentação.
Blog do Naldo Silva
FOTOS: Ascom PRF
