Na manhã desta segunda-feira (05), o Hospital Regional de Pombal (HRP) realizou mais uma importante transferência aérea, garantindo agilidade e segurança no atendimento a um paciente de 65 anos, residente em Jericó, portador de doença renal crônica, hipertensão arterial e com histórico de tabagismo. O paciente deu entrada na unidade com quadro de dor torácica intensa, sendo prontamente atendido pela equipe médica do hospital.
Após avaliação clínica e realização de exames, foi confirmado o diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Imediatamente, o paciente foi estabilizado e regulado para realização de cateterismo cardíaco, que evidenciou múltiplas lesões graves nas artérias coronárias, com indicação urgente de cirurgia de revascularização miocárdica (bypass).
A transferência para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em João Pessoa – referência estadual em cardiologia de alta complexidade – foi realizada com sucesso através da aeronave do Grupo de Resgate Aeromédico (GRAME), com todo o suporte logístico e técnico do Programa Coração Paraibano, uma das mais importantes iniciativas de atenção à saúde cardiovascular no estado.
O Programa Coração Paraibano, idealizado pelo Governo do Estado, tem sido fundamental na ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento ágil das doenças cardíacas, promovendo uma verdadeira revolução na cardiologia pública da Paraíba. A iniciativa integra hospitais regionais, unidades de referência e equipes de resgate, garantindo que os pacientes recebam assistência especializada em tempo oportuno — fator determinante para a sobrevida em casos de infarto.
FONTE E FTOS: Ascom – HRP