Cerca de 23% dos candidatos nas eleições municipais deste ano em Pombal mudaram a declaração de cor e raça que deram no último pleito em que disputaram, em 2016 ou 2020. A alteração atinge 6 dos 27 candidatos que concorreram nas últimas eleições municipais e estão participando da disputa deste ano: Emanoel Telmo (União), Fabinho Alencar (União), Lira (União), Nenén da Cachoeira (PSB), Severino Alípio (MDB) e Telefaz (PSB).
Os dados foram levantados pelo Blog do Naldo Silva com base nas informações prestadas pelos próprios candidatos à justiça eleitoral, quando do registro de suas candidaturas.
A maior parte das mudanças foi de candidatos que se identificaram como brancos em 2020 e agora se autodeclaram pardos. Esse grupo representa cerca de 84% de todos que mudaram o registro de raça.
Apenas um candidato (Nenén da Cachoeira) informou o inverso. Em 2016, se declarou pardo, mas neste ano disse ser da raça branca.
Este tipo de alteração no cadastro étnico-racial da Justiça Eleitoral dá direito de usufruir das cotas do fundo eleitoral para candidatos negros/pardos.