O juiz plantonista Mathews Francisco Rodrigues concedeu neste domingo (22) liberdade ao jovem Ruan Sarmento Rodrigues, de 22 anos, preso na noite de sábado (21) na cidade de São Domingos por resistir à prisão e quebrar o vidro traseiro da viatura da polícia militar (foto). Ele se envolveu em uma confusão com outras duas pessoas quando a PM foi chamada ao local.
No entanto, conforme decisão à qual o Blog do Naldo Silva teve acesso, o Magistrado determinou que a soltura do acusado só aconteça caso ele pague uma fiança de R$ 3.666, além de cumprir outras medidas cautelares.
O Ministério Público pediu a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva [sem tempo determinado], justificando que é necessária para resguardar a ordem pública e conter o acusado de cometer novos crimes.
Ruan já foi preso outras vezes, sendo uma delas, em abril de 2022, pelo mesmo motivo. Na ocasião, o delegado do caso arbitrou fiança para concessão da liberdade, mas o juiz Luiz Gonzaga Pereira, da Comarca de Pombal, relaxou a prisão alegando que ele não tinha condições financeiras de arcar com as custas.
Um mês antes – em março do ano passado – Ruan foi preso após furtar uma moto em São Domingos. O juiz José Emanuel de Sousa e Silva determinou sua liberdade, sem fiança, afirmando que “o réu é primário e sem antecedentes, inexistindo indícios de reiteração ou habitualidade delitivas. Afastando-se, portanto, a necessidade de garantia da ordem pública por meio da [prisão] preventiva”.
Até a manhã desta segunda-feira (23), Ruan continuava preso na delegacia de polícia de Pombal. Caso não seja efetuado o pagamento ele será levado para a cadeia pública, onde aguardará novo posicionamento da Justiça local.
Blog do Naldo Silva
FOTO: Reprodução João Alencar