IBGE reabre seleção para contratar Recenseadores com vagas para a região de Pombal; CONFIRA

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu mais um processo seletivo simplificado complementar para a contratação de recenseadores para o Censo Demográfico 2022.

Em todo País, são 48.535 vagas e a previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado. As vagas são para nível fundamental completo e estão distribuídas em todos os Estados. Para a Paraíba, são 177 oportunidades. Na região de Pombal, há vagas para Lagoa e Vista Serrana (veja quadro abaixo):

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online até dia 15 de junho na página do concurso ou no link www.ibge.gov.br/pss-complementar.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.

Em Pombal, trabalhando 25 horas semanais é possível entrevistar 50 domicílios e receber remuneração de R$ 1115,20. Caso trabalhe 40 horas, esse valor pode chegar a R$ 1785,28.

A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho.

A seleção será feita por análise curricular. “Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.

“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que na seleção complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, esclarece Malheiros.

Blog do Naldo Silva com G1

FOTO: Divulgação IBGE