Após audiência de custódia, justiça mantém prisões de acusados de tráfico de drogas em Pombal

Os quatro homens presos na manhã desta sexta-feira (13) na operação realizada pela polícia civil em Pombal tiveram as prisões em flagrante convertidas em preventivas (sem tempo determinado) pelo juiz plantonista Diego Garcia Oliveira, da comarca de Taperoá, que comandou a audiência de custódia por videoconferência no período da tarde. O Blog do Naldo Silva teve acesso ao teor da decisão.

José Valmir Firme Barbosa, de 48 anos, Weslly da Silva Coelho, 20 anos, Herikson Ferreira da Silva, 20 anos, e Ericles Richard Barbosa Ferreira, também com 20 anos, foram alvos da ação da DRACO (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado), em conjunto com policiais civis de Pombal e outras cidades do Sertão, acusados de serem integrantes de um grupo que comanda o tráfico de drogas em Pombal.

Em poder de Weslly da Silva Coelho, a polícia apreendeu dois revólveres calibre 38, uma balança de precisão, 320 unidades de pequenas pedras e mais um tablete de ‘crack’. Com Herikson Ferreira da Silva, foram localizadas munições de calibre 38 e 30 pedras de ‘crack’.

Ainda foram encontrados um tablete de substância esverdeada semelhante à maconha, em poder de Ericles Richard, e 50 pequenas pedras de ‘crack’, com José Valmir Firme Barbosa.

Os advogados de defesa dos suspeitos apresentaram pedidos de relaxamento das prisões, ou que fossem aplicadas outras medidas cautelares.

Ao analisar o caso, o juiz  disse que há provas da existência do crime e indícios suficientes de autoria, “pois os investigados teriam praticado os delitos narrados na peça policial, e que os crimes imputados revestem-se de gravidade em concreto, considerando a quantidade expressiva de substância entorpecente apreendida, a diversidade da droga e a balança de precisão, denotam o escopo de comercialização”.

Diego Garcia ainda destacou que a aplicação de medidas cautelares não seria suficiente a coibir reiteração do crime, “notadamente, a afronta a ordem pública, de modo que a decretação da prisão preventiva dos flagranteados é medida que se impõe”.

Os acusados foram encaminhados para o presídio de Patos.

Blog do Naldo Silva