Ministério Público investiga denúncia de servidores ‘fantasmas’ na prefeitura de Lagoa

Uma denúncia formulada através do serviço de Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba contra a prefeitura de Lagoa começou a ser apurada pela Promotoria de Justiça de Pombal, através de procedimento instaurado pela Promotora Rebecca Braz Vieira de Melo na sexta-feira (18), ao qual o Blog do Naldo Silva teve acesso. A acusação é de que existem diversos servidores contratados que não exercem suas atividades, sem, no entanto, especificar os nomes e lotação.

O denunciante cobra a ação dos órgãos de fiscalização para a realização de concurso público e relata que há alguns beneficiados que recebem os salários, mas moram em outras cidades da Paraíba, como João Pessoa, ou em outros Estados, citando São Paulo, Minas Gerais, Paraná.

Ainda segundo o registro (veja abaixo), há incorporações de gratificações em contracheques dos nomeados, mas que seriam divididas entre aliados da atual prefeita, Socorro Linhares, que é chamada de “laranja” do seu sobrinho e ex-prefeito, Gilbertinho Linhares (Solidariedade).

Dados do sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado apontam que o número de servidores contratados e comissionados supera o de efetivos. Em dezembro de 2021 – última atualização -, Lagoa tinha 181 funcionários efetivos, mas havia 106 contratados e 126 comissionados (veja abaixo).

Para efeito de comparação, em Pombal são 1.040 efetivos, contra 166 contratados e 145 comissionados, no mesmo período pesquisado.

Procurado pelo Blog, Gilbertinho disse que desconhece a denúncia e afirmou que a prefeita foi eleita com ampla maioria dos votos e está administrando, sendo ele apenas colaborador do município.

Segundo ele, o teor da acusação é vazio e sem fundamento jurídico, demonstrando que foi feita por adversários políticos.

Blog do Naldo Silva