Após redução dos casos de Covid, hospital regional de Pombal desativa leitos; Diretora explica decisão

O avanço da vacinação contra a Covid tem sido apontado como principal motivo para a redução dos números de contaminações, de internações e óbitos em todo Mundo, e a situação favorável levou o Hospital Regional de Pombal (HRP) a decidir pela desativação dos leitos destinados ao tratamento da doença.

No total, eram 23 locais exclusivos para pacientes infectados, sendo 10 de UTI e 13 de enfermaria, que chegaram a ficar totalmente ocupados durante vários dias seguidos, principalmente no pico da doença entre maio e junho deste ano. A última vez que isso aconteceu foi no dia 30 de junho.

Depois, foi constatada uma redução em sequência das internações, e os leitos foram esvaziando.

A primeira morte por Covid no HRP foi registrada no dia 12 de maio de 2020, de um homem de 59 anos que morava na cidade de São Bento. A última foi no dia 10 deste mês, de uma mulher de 41 anos, que morava em Pombal. Até a última terça-feira, esse dado atingiu 133 óbitos, mas outras 333 pessoas que deram entrada no setor se curaram da doença.

Em entrevista ao Blog do Naldo Silva e ao Jornal Primeira Hora, da Liberdade FM, a diretora do hospital, Kévia Werton, disse que a desativação do setor não significará falta de atendimento à população, pois, segundo ela, os equipamentos continuarão na unidade, e caso haja necessidade de internação haverá o atendimento no local ou encaminhamento para outra unidade estadual.

Ela também pediu que as pessoas não deixem de continuar adotando medidas de prevenção à contaminação e se vacinem, e agradeceu o empenho dos servidores do hospital pela dedicação e empenho ao longo desse período.

Na mesma entrevista, Kévia falou ainda sobre a retomada da realização dos procedimentos cirúrgicos no HRP, com destaque para o mutirão, através do programa “Opera Paraíba”, no próximo mês.

OUÇA A ENTREVISTA:

Blog do Naldo Silva

FOTOS: Thomas Ravelly