Sebrae promoverá cursos turísticos com ciclistas de Pombal e outras cidades do Sertão

Participar e reconhecer a importância do investimento no turismo com qualidade. Esta é a finalidade do curso Condutor Local de Cicloturismo ou Ciclismo Vale dos Sertões, promovido pelo Sebrae Paraíba em parceria com as prefeituras dos municípios onde a capacitação será realizada.

O curso terá início a partir do próximo dia 16, com ciclistas e condutores do município de Santa Luzia. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Mais informações podem ser consultadas através do número (83) 99981-1486 (WhatsApp).

A capacitação será realizada de segunda a sexta-feira em cada município, com carga horária de 8 horas por dia, totalizando 40 horas de curso.

Entre as cidades que deverão receber o curso estão São Mamede (23 de agosto), Pombal (30 de agosto), Teixeira (13 de setembro), Água Branca (30 de setembro), Santana dos Garrotes (27 de setembro), Princesa Isabel (11 de outubro) e São Bento (18 de outubro).

De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, após a formação de cada grupo de condutores locais de ciclismo, os municípios poderão receber grupos de ciclistas, fortalecendo, dessa forma, o turismo local.

“Jovens e adultos que têm bicicleta, que moram nestas localidades e querem ter uma renda adicional com a condução de grupos de turistas ciclistas podem se inscrever e participar do curso. É preciso se preparar para que o turista venha”, afirmou.

O curso terá, além de conhecimento técnico em sala de aula, aula prática em trilha de ciclismo. No tocante ao conhecimento técnico, os participantes deverão aprender, além do que é um condutor local de turismo, conteúdos tais como cuidados com o visitante; turismo rural, ecoturismo, turismo de base comunitária e cicloturismo; produção associada ao turismo; comportamento do condutor local; e fundamentação do turismo.

A capacitação será ministrada pelo instrutor José Ferreira Filho, que tem pós-graduação em Turismo, Meio Ambiente e História, e possui experiência como instrutor de cursos de condutores especializados, condutores de trilhas ecológicas, condutores em unidades de conservação e formatação de rotas turísticas no litoral sul da Paraíba e da Rota 306, que liga a Serra do Teixeira a São José de Princesa.

FONTE: Assessoria Sebrae

FOTO: Fabrício Macedo