Governador entrega caminhões e equipamentos para a agricultura familiar em Pombal e outros 83 municípios

O governador João Azevêdo entregou, de forma simbólica, nesta segunda-feira (7), no Centro de Convenções de João Pessoa, 49 caminhões, sendo 39 refrigerados e 10 de carga seca, além de balanças eletrônica e de piso, freezers horizontais e verticais, computadores, impressoras, estabilizadores, monoblocos e pallets que serão destinados a 84 municípios vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra com doação simultânea (PAA/CDS).

A ação, que soma investimentos de R$ 9,9 milhões, fruto de convênio entre o Governo do Estado e o Governo federal, tem o objetivo de modernizar as Centrais de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a iniciativa da gestão estadual para promover ações complementares ao trabalho do Programa de Aquisição de Alimentos, viabilizando uma melhor distribuição dos produtos da agricultura familiar.

DSC_8226.JPG

DSC_8241.JPG

“Esses equipamentos têm uma função muito grande para a agricultura, resultado de um convênio antigo com o governo federal, e conseguimos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, resgatar esse projeto que atenderá 84 municípios e seus entornos e estamos em processo de aquisição de mais 13 caminhões que serão entregues futuramente e nós entramos com uma contrapartida financeira e os municípios entrarão com a parte operacional, beneficiando famílias e contribuindo com a erradicação da fome e da pobreza”, explicou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, evidenciou a abrangência da ação promovida pelo Governo do Estado. “A entrega desses equipamentos irá permitir a implantação das Centrais de Recebimento do PAA nos municípios e as prefeituras irão receber os alimentos da agricultura familiar para que eles possam ser doados para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo final desse programa é ajudar quem mais precisa, por isso, nós injetamos recursos na agricultura familiar e fazemos com que o alimento chegue na mesa de quem tanto precisa” frisou.

A secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseana Meira, enfatizou que a distribuição dos equipamentos será essencial para a logística de distribuição de alimentos nos municípios paraibanos. “Essa ação facilita o translado e isso tem uma grande importância na economia. De dezembro até hoje, nós já beneficiamos quase 200 mil famílias no estado, o que representa um volume de distribuição de alimentos importante, especialmente, porque estamos enfrentando um momento tão difícil com a pandemia no país, onde a insegurança alimentar tem aumentado. Nós expandimos as ações do PAA para o Sertão e Alto Sertão, temos envolvido cerca de 1.600 agricultores e esses equipamentos vêm coroar um processo de fundamental importância para a agricultura do nosso estado”, comentou.

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, enalteceu a iniciativa do Governo do Estado de realizar investimentos para movimentar as economias locais e, ao mesmo tempo, promover políticas públicas na área da segurança alimentar.  “Essa é uma ação que tem bastante representatividade para os municípios porque a agricultura faz parte da grande maioria dos municípios do nosso estado e esses equipamentos irão fomentar, principalmente, a agricultura familiar e é esse o olhar que o governo está tendo, fazendo para os que mais precisam”, destacou.

A definição dos municípios beneficiários respaldou-se em critérios como: estar vinculado ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA/CDS); número de agricultores vinculados a proposta do PAA/CDS, por município; e municípios com renda per capta menor que R$ 70,00 e índice de mulher igual ou maior a 40%. Essa descentralização para os municípios se faz importante haja vista que estão mais próximos da população alvo do projeto, conhecendo a realidade local de perto, o que otimiza as ações e torna mais acessível a execução.

Programa de Aquisição de Alimentos:

O PAA tem como finalidade promover o acesso à alimentação, assunto que tem voltado a ocupar espaço de prioridade na lista de preocupações das sociedades do mundo todo, inclusive no Brasil, e estimular a agricultura familiar, que representa 90% da economia dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, que é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa no país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

Atualmente na Paraíba, o PAA/CDS opera em 184 municípios distribuídos nas 14 regionais do Estado e possui 1515 agricultores fornecendo alimentos para a proposta em execução. Comparada à proposta anterior, houve um acréscimo orçamentário de 660% e aumento em mais de 300% da área de atuação do programa, demonstrado avanços significativos para a redução da desigualdade social e erradicação da fome e pobreza.

Confira a relação dos municípios contemplados:

1-Alagoa Nova
2-Capim
3-Arara
4-Areia
5-Baía da traição
6-Barra de Santa Rosa
7-Bom Sucesso
8-Borborema
9-Marcação
10-Casserengue
11-Congo
12- Coremas
13-Joca Claudino
14-Curral de Cima
15-Gurinhém
16-Itaporanga
17- Itapororoca
18-Mataraca
19-Mogeiro
20-Santa Luzia
21-Aguiar
22-São José de Lagoa Tapada
23-São José do Bonfim
24-São José dos Ramos
25-São José de Caiana
26-Conceição
27-São Miguel do Taipu
28-Puxinanã
29-Queimadas
30-São José de Piranhas
31-Poço Dantas
32-Serra Branca
33-São José de Lagoa de Roça
34-Zabelê
35-Taperoá
36-Teixeira
37-Belém do Brejo do Cruz
38-Mulungu
39-Santana de Mangueira
40-Picuí
41- Pombal
42-Rio Tinto
43-Remigio
44-Nazarezinho
45-Soledade
46-Triunfo
47-Conde
48-Araruna
49-Bananeiras
50-Barra de São Miguel
51-Boqueirão
52-Cabaceiras
53- Caraúbas
54-Catolé do Rocha
55-Tacima
56-Condado
57- Coxixola
58-Caaporã
59- Cruz do Espírito Santo
60-Pilar
61-Guarabira
62- São José de Espinharas
63-Lagoa Seca
64-Ingá
65-Vieirópolis
66-Assunção
67-Santo André
68-Santana dos Garrotes
69-Baraúnas
70- Poço José de Moura
71-Monteiro
72- Santa Helena
73-São João do Rio do Peixe
74-Patos
75-Cajazeiras
76-Alhandra
77-Sumé
78-Cubati
79- Itabaiana
80-Pitimbu
81-Mamanguape
82-Pedras de Fogo
83-Sapé
84-Sousa

FONTE: Secom – PB
FOTOS: José Marques – Secom – PB