Em palestra para Universidade do Tocantins, deputada Pollyanna fala de ações exitosas quando foi prefeita de Pombal

A deputada Pollyanna Dutra ministrou uma palestra, na tarde desta quinta-feira (22), durante evento promovido pela Unidade Federal do Tocantins (UFT) que teve como foco a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na oportunidade, a parlamentar contou sua experiência com os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua gestão à frente do município de Pombal.

Em sua fala, a deputada explicou sua estratégia de gestão, que a destacou em nível nacional e até mesmo internacional, levando-a a mostrar os exemplos exitosos da agenda desenvolvida em Pombal em um evento da ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

De acordo com a deputada Pollyanna Dutra, trabalhar os ODM foi uma iniciativa sua desde antes mesmo de assumir a gestão municipal.

A ideia, desde o princípio, foi criar e partilhar o seu plano de governo com a população. “Nós quisemos respeitar o universo de diálogo da população, então, nos sentamos no chão de pequenas fábricas, fomos até comunidades rurais, igrejas, dialogamos com movimentos LGBT, mulheres, dentre outros. Quisemos, ao todo, ter uma noção da concepção do cidadão no momento pré-eleitoral e, coincidentemente, as desigualdades encontradas se ancoravam na temática dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio”, revelou a deputada.

Fome, miséria, falta de acesso à educação básica, mortalidade materna e infantil, problemas relacionados à questão de gênero, como a falta de espaço para mulheres no mercado de trabalho, desemprego e muitos outros problemas foram identificados nessa construção de um projeto político ao lado da população, segundo Pollyanna. “Parecia que os ODM tinham sido construídos para nós. E foram! Para nós e para o mundo”, comentou a parlamentar.

A partir da construção conjunta desse projeto de governo, a deputada Pollyanna Dutra foi eleita para o seu primeiro mandato como prefeita, que começou em 2009, quando teve a oportunidade de alinhar a estrutura do governo municipal às temáticas que tinham sido discutidas no período eleitoral.

“Então tivemos essa decisão, como gestora, de alinhar esses objetivos, por isso, nossa primeira medida foi montar um observatório municipal para que a sociedade civil tomasse conhecimento que esses problemas não eram só dos entes públicos, mas da sociedade”, asseverou.

Buscas ativas foram realizadas para identificação dos maiores problemas e, a partir de então, as respostas começaram a ser dadas.

“Entendemos de perto os problemas e trabalhamos para repará-los, de acordo com os ODM. Entendemos, entre outros, que a pobreza não era só renda, mas sim uma série de fatores. A partir daí, não tivemos medo de fazer as pessoas crescerem. Porque, culturalmente, as pessoas se acomodavam com as dores. Mas quisemos que os cidadãos deixassem de ter os discursos de vitimização, quebrassem ciclos de pobreza e se emancipassem, mudando sua vida. Quando colocamos o ser humano no processo de desenvolvimento vimos que as mudanças aconteceram”, destacou a parlamentar.

Experiências exitosas

Durante sua palestra, Pollyanna Dutra pontuou, entre outros, a importância de trabalhar o empoderamento e a emancipação das pessoas para a construção de um futuro melhor, destacando como isso a fez ser uma gestora reconhecida, inclusive, em evento da ONU, nos Estados Unidos.

Na oportunidade, ela destacou algumas experiências exitosas alcançadas como respostas aos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio: Spa Empreender – Incubadora de Beleza; Padaria Solar das Oliveiras; Capacitação de povos quilombolas; IDEB entre os melhores do estado; Aumento no número de microempreendedores individuais no município, dentre outros.

“Nós municipalizamos a agenda global da ONU a partir de uma iniciativa da própria gestão. Conhecendo os indicadores de perto, sabíamos para onde andar, sabíamos o que tínhamos que fazer. Nós nos apropriamos desses dados e, então, a partir de estudos, aplicamos um planejamento assertivo que deu resultados. Foram inúmeros projetos, esses são apenas alguns, e hoje nos orgulhamos de tudo o que conseguimos fazer por Pombal”, comentou.

Premiações

Ainda durante o evento, a deputada Pollyanna Dutra destacou algumas premiações, em nível nacional e internacional, que foram resultado das conquistas alcançadas com a aplicação dos ODM em Pombal: eleita, por duas vezes, prefeito empreendedor na categoria melhor projeto da Paraíba – Sebrae; recebeu a premiação ODM Brasil-Nacional; Medalha Simon Bolívar – pelo Mercosul; e, em 2015, participou da Assembleia Geral da ONU, representando o Brasil na Organização das Nações Unidas, dentre outros. Pollyanna Dutra foi prefeita por dois mandatos no município de Pombal: 2009 a 2016.

Clique aqui para acessar o evento na íntegra.

FONTE: Assessoria

FOTO: Reprodução You Tube