Após “explosão” de casos de Covid no período eleitoral, prefeito manda fechar parte do comércio de Pombal

O que era previsto e foi alertado por muitos, aconteceu. O descumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus durante o período da campanha eleitoral provocou um aumento de mais de 60% no número de contaminados, em apenas 2 meses e meio no município de Pombal, e nesta quinta-feira (3), o prefeito Abmael Lacerda (Verissinho-MDB) publicou Decreto determinando o fechamento de estabelecimentos comerciais que atuam com maior número de pessoas, como bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques, trailers, parques de diversões e similares, pelos próximos 15 dias.

Autoriza, porém, a manutenção dos serviços de delivery e retirada de alimentos nos estabelecimentos atingidos, devendo serem respeitadas todas as medidas sanitárias.

“Ficam suspensos, pelo prazo de quinze dias, a realização de todo e qualquer evento privado, de caráter esportivo, artístico, cultural, político, científico, comercial, e demais eventos congêneres, como medida de prevenção ao COVID-19”, diz o Decreto.

No documento, o gestor enfatiza que somente nos últimos oito dias, 160 pessoas testaram positivo para a Covid-19, e o hospital regional local atingiu o limite máximo de internações.

O Blog do Naldo Silva apurou que o acréscimo dos casos foi de 66,4% e o de mortes de quase 100% em comparação com o que havia sido registrado até o último dia das convenções partidárias, em 17 de setembro.

Os primeiros casos de contaminação em Pombal foram confirmados no dia 16 de abril (saiba mais). De lá, até o dia 17 de setembro – 5 meses – foram 590 pessoas infectadas, com cinco mortes.

Até a noite desta quinta-feira (03), já eram 982 pessoas que haviam contraído o vírus, com outros 241 suspeitos, e a confirmação de 9 óbitos – matéria atualizada para inclusão dos dados mais recentes.

Blog do Naldo Silva