Seis candidatas a vereadora não tiraram nenhum voto e outras 4 receberam apenas 1, na região do Médio Piranhas

A eleição deste ano nos municípios do Médio Piranhas – região polarizada por Pombal, São Bento e Catolé do Rocha – revelou uma realidade igualmente constatada em todo País, com as candidaturas femininas apresentando resultado pífio nas urnas, numa possível indicação de que seus nomes foram usados pelos partidos políticos apenas para preenchimento da “cota de gênero”.

Levantamento do Blog do Naldo Silva aponta que dos 16 municípios da região, apenas em Bom Sucesso, Mato Grosso e São Domingos foram os homens os menos votados para o cargo de vereador.

Seis candidatas não receberam nenhum voto: Rosa Diniz (PROS), Suzicarla Medeiros (PROS), Leidinha Monteiro (PROS) e Mailane Almeida (PROS) – todas de São Bento – além de Maria das Graças Vieira “Neguinha” (PP), em Riacho dos Cavalos, e Sedmar Linhares (Republicanos), de Lagoa.

Outras três obtiveram apenas um voto: Maria Diniz (PT), de Cajazeirinhas; Laura Fernandes (PP), em São José do Brejo do Cruz, e Gláucia Oliveira (MDB), em Brejo dos Santos.

As outras postulantes ao Legislativo que tiveram baixo desempenho foram:

Aline Lima (PT), de Brejo do Cruz: 2 votos;

Oneleide Vieira (PTB), Cajazeirinhas: 2 votos;

Jaqueline Lopes (PP), São José do Brejo do Cruz: 2 votos;

Alba Suassuna (PSB), Belém do Brejo do Cruz: 3 votos;

Juliani Alves (Patriotas), Catolé do Rocha: 4 votos;

Adnilsa Maria da Silva (Republicanos), Mato Grosso: 4 votos;

Adavanil Almeida (Cidadania), São Bentinho: 4 votos;

Ritinha Santos (Cidadania), São Bentinho: 4 votos;

Bruna Santos (Cidadania), Jericó: 5 votos;

Maria Helânia (REDE), Pombal: 5 votos (recebeu R$ 1 mil do fundo eleitoral do seu partido), e

Ana Julia (PV), Paulista: 11 votos

SITUAÇÃO NACIONAL:

No restante do Brasil, foram 6.372 candidatas que receberam no máximo um voto, num universo de mais de 173 mil mulheres que tentaram uma vaga de vereadora, sendo que algumas delas chegaram a ser contempladas com o fundo eleitoral, recurso público repassado pelos partidos para custeio das campanhas eleitorais.

Blog do Naldo Silva

Foto Ilustrativa: Shutterstock