Pombal segue com bandeira amarela de Covid e eventos políticos proibidos; São Bentinho sobe de nível

O governo do Estado da Paraíba divulgou neste sábado (03) a 9ª avaliação do Plano Novo Normal, sobre a situação em relação ao risco de contaminação do coronavírus, onde indica as recomendações para os 223 municípios paraibanos a partir desta segunda-feira (05).

O estudo mostra que parte significativa dos municípios que se encontravam em bandeira amarela na 8ª avaliação permanece nesta condição (180 contra 187 do último resultado).

Também revela um aumento na quantidade de municípios em bandeira laranja (de 21 para 30) e uma redução no quantitativo das bandeiras verdes (eram 15, agora são 13).

O secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, Daniel Beltrammi, explica que para a classificação das bandeiras o Gabinete de Crise Covid-19 utiliza quatro indicadores: taxa de progressão de casos novos, taxa de letalidade observada, taxa de ocupação hospitalar em UTI e taxa de obediência ao isolamento social.

Conforme apurou o Blog do Naldo Silva, na região do Médio Piranhas houve mudanças na classificação em apenas 2 municípios: Lagoa, que era bandeira amarela e agora é laranja, o que significa um nível de mobilidade mais restrita, e São Bentinho, que era amarela na última avaliação, agora figura na relação dos classificados como verde, onde não há restrições (todos os estabelecimentos podem funcionar, obedecendo as normas de prevenção, como uso de máscaras e de álcool 70% e o distanciamento).

Mato Grosso e Jericó permanecem enquadrados na bandeira laranja.

Em Vista Serrana, a situação piorou nos últimos 15 dias e o município, que era bandeira amarela, foi rebaixado para a laranja.

Com essa classificação atualizada, os grupos políticos de Pombal seguem proibidos de promover atos de campanha que gerem aglomeração de pessoas, conforme determinado em Portaria pela justiça eleitoral local (Saiba mais).

A nova avaliação beneficia São Bentinho, que poderá promover comícios, carreatas e outros eventos, desde que obedecidos os procedimentos sanitários de prevenção.

Blog do Naldo Silva, com Secom-PB