Hospital Regional de Pombal desenvolve ações para enfrentamento ao novo coronavírus

Referência no Sertão da Paraíba para atendimento de pacientes com sintomas relacionados à covid-19, o Hospital Regional de Pombal (HRP) vem desenvolvendo ações desde o mês março para o enfrentamento à crise causada pelo novo coronavírus.

Foi implantado um plano de contingenciamento, seguido pela criação de um comitê de crise. A orientação permanente da equipe do HRP é que a população fique em casa, pois o distanciamento social tem se mostrado ser a medida mais eficaz para evitar a disseminação da doença.

Conforme a diretora Kévia Werton, o hospital vem se preparando a cada dia para realizar um melhor atendimento à população. “Para combater a epidemia, formamos um comitê de crise multiprofissional e adotamos diversas ações organizacionais, seguindo todas as medidas de proteção e segurança a todos os profissionais de saúde. Capacitamos todo o corpo funcional da unidade, organizamos uma estrutura hospitalar e equipamos toda uma área para pacientes com sintomas de covid-19. Utilizamos dos diversos meios de comunicação para conscientizar a população sobre as medidas protetivas, desenvolvemos ações educativas e sociais, com o único objetivo de cuidar das vidas das pessoas”, afirma Kévia.

A unidade precisou passar por algumas mudanças em sua estrutura física, sendo a principal a divisão em duas áreas: uma para o tratamento da covid-19 e outra para as demais enfermidades. Na área Covid foram montados cinco leitos de UTI e oito leitos de enfermaria.

Desde a implantação desses leitos, o hospital já recebeu 44 pacientes. Nesta quinta-feira, 14, a unidade hospitalar atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI da Área Covid, com três casos confirmados e dois sob investigação.

Além da capacitação de todos os colaboradores, o HRP também têm realizado a distribuição de kits com sabonete líquido, máscaras de proteção e panfleto. A entrega do material faz parte de um trabalho educativo, desenvolvido com o apoio da equipe de Enfermagem do hospital, que busca reduzir a disseminação da doença entre a população de Pombal. Foram distribuídos os kits na feira livre, Cadeia Pública, Centro de Convivência da Terceira Idade de Pombal (Cecol), e ainda para os catadores de materiais recicláveis.

FONTE: Assessoria de Imprensa HRP