Comércio de Pombal deverá continuar fechado até dia 19, após prorrogação de Decreto

Ao contrário do que chegou a ser sondado nos meios de comunicação locais e em redes sociais – de que o comércio de Pombal poderia voltar à normalidade, mesmo com expediente reduzido, a partir de segunda-feira, dia 13 -, o prefeito do município, Abmael Lacerda (Verissinho), não permitiu a flexibilização e prorrogou o decreto que estava em vigor desde o dia 21 de março, obrigando o fechamento de todos estabelecimentos do município como forma de prevenção ao coronavírus, seguindo recomendações de autoridades da saúde.

Nesta segunda-feira (06), o gestor assinou novo documento estendendo até o dia 19 de abril as medidas de isolamento, ponderando, no entanto, que novas decisões poderão ser adotadas a qualquer momento, em função do cenário epidemiológico do município de Pombal e do Estado da Paraíba.

Assim como na primeira determinação, o prefeito permite a abertura de supermercados, mercados, mercearias, agências bancárias, lotéricas, correspondentes bancários, correios, postos de gasolina, padarias, farmácias e serviços de saúde – laboratórios, clínicas e farmácias veterinárias -, distribuidores de gás de cozinha e água mineral.

Estende ainda o funcionamento de oficinas mecânicas, exclusivamente para serviços e manutenção e consertos em veículos, além de serviços funerários.

Ainda foi mantida a suspensão do funcionamento de supermercados, mercados, mercearias e congêneres, no período das 12 às 14 horas, durante a vigência do Decreto.

“Os estabelecimentos devem reforçar medidas de higienização de superfícies, proteção de espaço mínimo de 2 metros entre os funcionários, devidamente equipados com EPI´s, disponibilizar gratuitamente álcool gel 70% para os usuários, bem como adotar medidas de controle de entrada de pessoas em seus interiores e em suas dependências externas, a fim de evitar todo e qualquer tipo de aglomeração, respeitando a distância mínima de dois metros entre os usuários do serviço”, diz a norma.

Em caso de descumprimento, ficam autorizadas medidas administrativas e penais já estipuladas no decreto anterior.

Blog do Naldo Silva