A manhã desta segunda-feira (26) foi de alegria no Hospital Napoleão Laureano, isso porque um grupo de quase 100 pessoas, em sua maioria motoristas de transportes alternativos, se mobilizou e arrecadou quase 3 toneladas de insumos para a unidade hospitalar.
Dentre os donativos estavam produtos de limpeza, de higiene pessoal, insumos hospitalares, como máscaras e luvas, além de materiais descartáveis e alimentos.
A ida dos motoristas à capital foi motivada por uma audiência pública realizada por diversos deputados, dentre eles a deputada Pollyanna Dutra, que debateram a regulamentação dos transportes alternativos no estado.
Atualmente, a situação financeira do Hospital Napoleão Laureano está crítica. A unidade hospitalar, que é a referência no tratamento de câncer na Paraíba, está enfrentando, dentre outros, falta de medicamentos para quimioterapia.
O assunto foi levado ao conhecimento da imprensa por pacientes. Em abril deste ano, o Conselho Regional de Medicina já havia constatado a falta de medicamentos e insumos como luvas e soro fisiológico naquela unidade hospitalar.
De acordo com Flávio Oliveira, um dos representantes do Sindicato dos Motoristas de Transportes Alternativos do Sertão da Paraíba, o Sertão está mobilizado em prol da causa.
“Nós trazemos pacientes frequentemente do Sertão para o Laureano e sabemos a importância desse hospital. Desta forma, o Sertão se mobilizou em prol da causa e, como estávamos com uma agenda marcada para virmos para a capital, mobilizamos as cidades e conseguimos quase 3 toneladas de doações”, explicou.
Mobilizaram-se em prol da causa moradores dos municípios de São Domingos, Pombal, Catolé do Rocha, Coremas, São Bentinho, Patos, Cacimba de Areia, além de pessoas de todo o Vale do Piancó. “Viemos de longe e a expectativa é de continuarmos fazendo essas campanhas para que o Hospital não pare. Vamos continuar fazendo a nossa parte”, comentou Flávio Oliveira.
Moradora do município de São Bentinho, Marília Almeida, de 33 anos, foi uma das pessoas que participaram da iniciativa da arrecadação. Ela é paciente do hospital há 3 anos.
“Eu descobri o câncer de mama há três anos e, desde então, preciso do hospital. Aqui nunca nos faltou nada, então não nos custava fazer a nossa parte. Lá em São Bentinho nós subimos no palco, teve um show lá, então mobilizamos a população, os alternativos se engajaram conosco, colocaram carro de som nas ruas, convocamos todos. Até me emociono ao ver como deu certo. É muito emocionante ver a grandeza desse gesto”, destacou.
Para o diretor do hospital, Carneiro Arnaud, o Napoleão Laureano é um bem de todos e precisa ter a responsabilidade compartilhada com todos.
“Independentemente de com quanto as pessoas possam ajudar, precisamos da ajuda de todos. O Laureano é um bem de todos. Desafio vocês a dizerem quem nunca teve um parente sequer que precisou do Laureano. Contamos com a ajuda de todos para funcionar. Um gesto como esse faz toda a diferença para nós”, comentou. Conforme a diretoria do Laureano, mensalmente o hospital gasta mais de R$ 1 milhão só na compra de medicamentos.
A deputada Pollyanna Dutra, que apoiou e incentivou a vinda dos motoristas à capital, destacou a importância da ação. “Nos emociona esse tipo de iniciativa, pois vemos que gente que precisa vem ajudar. É uma causa muito nobre que precisa da ajuda de todos. Eu apoio esta causa! Apoie você também!”, convocou.
Os interessados em doar poderão entrar em contato com o Hospital pelo telefone (83) 3015-6200 para saber mais informações ou se dirigir ao hospital.
FONTE: Assessoria