Faleceu por volta das 3 horas da madrugada deste domingo (24) a aposentada Estela Vieira Feitosa, aos 80 anos.
Ela estava em sua residência, na granja Granforte, quando sofreu um aneurisma na artéria Aorta e morreu.
“Dona Estela” era mãe do ex-prefeito Jairo Feitosa (falecido em 2007), do atual vereador Josevaldo, além de José Alves Feitosa Filho, João da Lotérica, Joselito e Jandilson Feitosa.
O velório está acontecendo em sua casa e o sepultamento será realizado na manhã desta segunda-feira, no cemitério Nossa Senhora do Carmo, após missa na igreja de São Pedro, no bairro Pereiros.
Pelas redes sociais, são diversas as mensagens de pesar externadas à família Feitosa pela perda de sua matriarca.
ANEURISMA
De acordo com o site “Saúde”, a artéria aorta, maior vaso do corpo humano, é responsável por levar oxigênio para todo o corpo.
Ela pode se dividir em cinco partes, entre elas a torácica e a abdominal — essa última é, geralmente, a mais afetada pelo aneurisma. A doença é caracterizada pela dilatação dessa condutora de sangue, que pode acabar rompendo pelo enfraquecimento. Foi o que aconteceu com Dona Estela.
O angiologista Ivanésio Merlo, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), explica essa questão com uma analogia: “É como se fosse um balão: você vai enchendo, enchendo… até que as paredes ficam mais finas e frágeis e estouram”.
Na hipótese de uma ruptura, o especialista afirma que 98% dos pacientes morrem antes de chegar ao hospital. Dos que chegam, 90% também vão à óbito.
Blog do Naldo Silva
A matéria foi alterada para correção e acréscimo de novas informações.