Aviões de guerra cruzam céus de Pombal em treinamento e assustam moradores

Apesar de ter sido amplamente divulgado pela Imprensa, o treinamento militar denominado Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) – organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) – que simula situações de guerra moderna, causou medo aos pombalenses que não sabiam do que se tratava, na manhã desta terça-feira (27), quando caças cruzaram os céus da cidade.

Duas aeronaves fizeram voos de baixa altitude e assustaram moradores.

Pelas redes sociais, foram postados vídeos e fotos do momento. No Facebook, uma moradora afirmou que “se jogou no chão com seu filho e começou a rezar pensando que era o mundo que vinha se acabando”.

O evento é concentrado em Natal (RN) e acontece desde o o dia 18 prosseguindo até a sexta, dia 30.

São mais de 100 aeronaves e militares de vários países que participam do Cruzex: Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Bolívia, Índia, Suécia, Reino Unido, Venezuela, Portugal, Alemanha e França.

Os cenários preparados para o treinamento envolvem guerra convencional e não convencional. No cenário de guerra convencional, serão realizados os chamados “COMAOs”, em que um cerca de 40 a 50 aeronaves de naturezas distintas decolam em sequência para (em tempo e espaço limitados) realizar missões com objetivos comuns ou complementares.

Blog do Naldo Silva