O Hospital do Bem – Unidade de Oncologia do Sertão, em Patos, será inaugurado na próxima segunda-feira (3), às 16h.
A nova unidade de saúde faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, o qual já é referência para o Alto Sertão em traumatologia e ortopedia de média complexidade; urgência clínica e cirúrgica e clínica médica.
O serviço vai oferecer atendimento aos pacientes oncológicos, com diagnóstico diferencial; cirurgia e quimioterapia dos cânceres mais incidentes, nas especialidades de urologia, mastologia, ginecologia e dermatologia. A unidade será referência plena para o tratamento das neoplasias no Alto Sertão paraibano.
“Este é um momento que ficará marcado para sempre na vida dos paraibanos. Com o Hospital do Bem, em apenas um ano, o governo entrega dois grandes serviços de alta complexidade, pois, além da unidade oncológica, no Sertão, entregamos também o Hospital Metropolitano, na área litorânea, no mês de abril. É importante ressaltar que este Hospital será o primeiro centro especializado de câncer do interior do Nordeste e atenderá pessoas de 89 municípios que fazem parte da 3ª Macrorregião de Saúde, do Sertão e Alto Sertão do estado. Para que isso fosse possível, contamos com grande empenho das pessoas que trabalharam no projeto”, afirmou a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras.
A estimativa é que sejam realizadas 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia, anualmente, ofertando desde o diagnóstico diferencial, ao tratamento ambulatorial com consultas médicas e de outros profissionais de saúde; diagnóstico por imagem; quimioterapia e cirurgia oncológica; leitos clínicos, cirúrgicos e de retaguarda denominados de paliativos.
A líder do Grupo “Amigas Viva A Vida”, Gerúsia Delfino, disse que a chegada da unidade será um grande marco no sertão. “Sou portadora de câncer de mama há 21 anos e é uma dificuldade muito grande ter que me deslocar do Sertão para fazer o tratamento na capital. Agora, isso não vai mais acontecer porque vamos fazer o tratamento próximo às nossas casas. O Hospital do Bem vai salvar muitas vidas, pois vai amenizar o sofrimento de quem já está sendo agredido por uma doença que destrói o corpo e a alma”, comentou.
O valor investido na obra foi de aproximadamente R$ 6 milhões, na estrutura física e equipamentos. O custo de manutenção é de R$ 60 milhões, anualmente, para todo o Complexo.
O Hospital do Bem foi construído com dois andares. No térreo, a estrutura física inclui uma recepção; dois consultórios médicos; uma sala de estabilização com dois leitos; uma sala para aplicação de quimioterapia com 10 cadeiras; uma sala para preparo quimioterápico; uma farmácia; um posto de enfermagem; uma sala de coleta; uma copa; um hall de pacientes e um refeitório. No segundo andar, a estrutura tem 25 leitos de internação e estrutura administrativa.
A unidade disponibilizará exames de radiologia convencional; mamografia; ultrassonografia com doppler colorido e endoscopia; tomografia computadorizada; ressonância magnética e exames clínicos laboratoriais.
Com o Hospital do Bem, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro terá Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia; Assistência em Média Complexidade em Traumatologia e Ortopedia e Clínica Geral; Unidade de Terapia Intensiva; Unidade Transfusional, entre outras.
A assistência hospitalar do Complexo será organizada a partir das necessidades da população, com a finalidade de garantir o atendimento aos usuários, baseado em equipe multiprofissional, na horizontalização do cuidado, na organização de linhas de cuidado e na regulação do acesso.
A atenção hospitalar do Complexo atuará de forma integrada aos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS), em específico da Rede de Urgências e Emergências e da Rede de Atenção às Doenças Crônicas/Oncologia.
FONTE: Secom – PB